A AGENDA PLUS NACIONAL — é um projeto desenvolvido desde 2014, foram diversos anos desenvolvendo este trabalho, o qual me faz sentir orgulho e satisfação. Pois tudo que sei é posto a prova.
O projeto, exige muito cuidado, muita resolução de problemas, pois nosso calendário muda muito, e a cada ano, tem de se alterar as datas festivas, e pequenos detalhes sempre podem afetar a qualidade final. Então é um trabalho que exige muita cautela e uma visão bem apurada.
O projeto, exige muito cuidado, muita resolução de problemas, pois nosso calendário muda muito, e a cada ano, tem de se alterar as datas festivas, e pequenos detalhes sempre podem afetar a qualidade final. Então é um trabalho que exige muita cautela e uma visão bem apurada.
Além de ser um projeto complexo, envolve algo que gosto de fazer, que é essa parte editorial. Além do mais, você notará que há uma certa liberdade na escolha de cores, padrões e dos elementos em geral. O que nos dá uma possibilidade de sempre variar.
Há algumas variações do modelo que aqui está comparado ao modelo impresso, pois além de ter evoluído minha visão no design, eu também adaptei para que houvesse uma visualização melhor.
A disposição no impresso é um pouco mais compacta, pois há a necessidade de que esta agenda seja transportada pelos membro da ADJMBR sem dificuldades e assim possam sempre levar seus pedidos de oração, além de acompanhar os eventos mais importantes do ano.
Acompanhe agora, os trabalhos desenvolvidos ao decorrer dos anos que segue entre 2014 — 2022.
A ADJMBR (Sede Geral das Assembleias de Deus Jardim Miriam), ou como também é conhecida, A IGREJA PLUS — é uma igreja fundada em 26/08/1965 como igreja independente. Ela é uma organização que vive na força do amor e na maturidade cristã, através do discipulado e do desenvolvimento dos relacionamentos marcados pelo amor fraternal. Demonstramos isso por meio do cuidado mútuo e da assistência aos que creem — Atos 2.44, 45; Atos 6.1-3; Tiago 2.14-17.
O ano de 2014, foi a primeira, logo, tive um pouco de dificuldade, e seguimos pelo caminho do menos ousado. Temos uma proposta bem mais discreta. Utilizando o logotipo já tradicional sem cor. Por este motivo, seguimos na utilização da cor cinza.
A mensagem daquele ano era de trabalho, chamada, por isso a cor cinza combina muito bem, ela remete dá o tom de uniformes, ambientes profissionais e o tom magenta/vermelho trás o ardor pelo trabalho, que é algo muito considerado por estes trabalhadores que se dedicam fielmente de forma voluntária.
Capa e contra capa — Página de Eventos — Páginas de Tabele referente a Copa do Mundo ocorrida naquele ano.
No ano de 2014, tivemos a Copa do Mundo, e como esta iria afetar os horários de culto, a tabela foi inclusa nesta edição, primeiro para que os membros também pudessem fazer suas anotações e acompanhar, além de que também pudesse ter na agenda as possíveis alterações dos trabalho em dias de jogo.
Para o ano de 2015, o ano do Cinquentenário, após estar praticamente pronta, tive a ideia de oferecer um selo e uma cor dourada que trouxesse este destaque. Esta foi a edição Histórica e por isso ela foi diferente das demais...
No arquivo final, eu segui uma outra proposta, mas que para este meio, não iria ficar tão legal. Além do que confesso, o que fiz naquela edição, hoje não faria. A proposta em si, foi boa e o interior você verá como ficou de fato.
A proposta inicial era de que esta edição de 2015 fosse lilás, mas como era uma edição de 50 anos, fomos pelo caminho do dourado. E ficou um trabalho muito legal.
Para a Edição de 2016, segui com a proposta iniciada em 2015. Esta com uma proposta bem mais discreta. Ao logo destes dois anos, fui vendo o que funcionava e o que não funcionava. Ainda eram trabalhos de testes e nem tudo dava pra continuar seguindo. Afinal, não é só desenvolver um design bonito, é preciso visualizar os possíveis problemas no impresso.
Este ano o tema girava em torno do Avivamento, o que demanda uma entrega intensa de seus seguidores. A cor lilás transmite muito bem a espiritualidade que o tema propõe.
Para o ano de 2017 — Seguimos na proposta do clean, ainda era testes e confesso que esta é uma das que mais gostei do resultado. Esta edição me fez sentir um pouco de orgulho e ver que meu trabalho estava evoluindo.
O tema, seguia na linha da busca, na oração, era ano de plantar, orar é investimento, e o verde transmite muito bem este sentimento. Esperança é o que todos buscamos e o melhor meio de alimentar isso é pela oração.
A partir deste ano, também foram enxugada algumas páginas que não eram tão necessárias e que por fim acabavam afetando o custo do produto final. Como dito desde o inicio, foram anos de testes e experimentos.
A partir deste ano, também foram enxugada algumas páginas que não eram tão necessárias e que por fim acabavam afetando o custo do produto final. Como dito desde o inicio, foram anos de testes e experimentos.
No ano de 2018 — a proposta ainda era investir no tema ORAÇÃO - Até então, era intensificar, envolver cada vez mais as pessoas a orarem, sendo esta um dos pilares mais importantes para o cristão. O vermelho e o rosa, trouxe esta sensação de amor pela prática, era o que se esperava de todos os membros, amor e dedicação na hora de orar.
2019 — Havia ainda neste ano, a necessidade de continuar no tema oração. Ainda que houvesse a tentativa de seguir outros temas, a oração sempre era assunto. E então, o pastor presidente seguiu esta orientação espiritual e em mais um ano a proposta era Oração. O azul, veio com o sentido de mostrar o desenvolvimento que se seguia à mais este ano de oração, as pessoas se tornavam ainda mais espirituais, mais envolvidas, mais determinadas.
Para à exposição deste portfólio, fiz alguns ajustes na grafia da capa, volto ao que já disse, os anos vão passando e vemos onde falhamos e onde acertamos.
Algo interessante, é que até esta edição, eu praticamente desenvolvia tudo do zero, o calendário é uma dessas coisas. Hoje faço de forma tranquila este trabalho.
O logotipo não foi eu que desenvolvi, apenas fiz alguns ajustes ao longo destes anos e nas capas, cheguei a utilizar alguns vetores baixados. Mas desde o inicio, sempre tive vontade de ser 100% autentico no trabalho desenvolvido. O que ocorreu nos anos seguintes.
2020 — seria o ano da colheita, e como nos anos anteriores, houve a orientação espiritual para que se seguisse ainda em oração. Mal se sabia do que viria à acontecer no ano de 2020. Mas aqui, o tema além de convocar as pessoas para orarem, era transmitir também aos fieis a mensagem de que por meio da fé, estes já estavam sendo considerados vitoriosos. E em vista do no difícil que foi, um ano de enfretamentos, distanciamentos, o vermelho casou muito bem. Mal podíamos imaginar que para um ano de luta o vermelho seria ideal. Lembrando que o trabalho é todo desenvolvido já no inicio do ante que o antecede, não tínhamos em mente como seria o ano de 2020. O que por fim, apesar dos pesares, e dar percas que o mundo sofreu, esta Igreja foi muito vitoriosa, vendo seus membros em plena saúde e conquistas inimagináveis. Foi um ano de muita luta, mas também de muitas cons
Foi um projeto onde me desafiei, além do desenvolvimento do Pattern, todo feito por mim mesmo. Arrisquei o uso do vermelho intenso, visto ser uma cor que me causa dificuldade. Mas acredito que obtive sucesso, além do que esta então se tornou a minha capa preferida.
2021 — sabendo que as dificuldades do ano de 2020 continuariam, foi proposto novamente o tema oração. Agora pelos trabalhadores, estes que estavam na linha de frente, estes que se arriscaram para levar conforto, orientação, ensino e etc. Trabalhadores que não mediram esforços e foram para o campo de batalha. Em 2020, estes Obreiros, como é denominado os trabalhadores cristãos, tiveram seus trabalhos multiplicado, agora o atendimento não era somente na igreja, era de casa em casa, em hospitais, por telefone ou lives. Muitos destes tiveram também que se reinventar, tendo que aprender e a usar as redes sociais. Para este ano, trabalhamos com um tom azul esverdeado, ou como digo para quem achar melhor, um tom verde azulado. Enfim, precisamos de esperança, espiritualidade e trabalhar ainda mais. E esse tom veio com esta proposta.
2022 — o ano ainda não chegou, o projeto ainda não foi concluído, estamos ainda iniciando a confecção dos eventos, tema, nada ainda foi definido. Mas quis eu compartilhar o que já estou desenvolvendo. Logo, todo trabalho abaixo é um estudo, ainda não oficial — mas a proposta segue sendo o tema oração e para este ano que virá, utilizaremos a cor laranja, visto ser a cor que representa também a o espiritual, uma cor que transmite calor, entusiasmo, alegria o que acreditamos que de fato será. O laranja também, como mostra a história, é a cor dos evangélicos. A proposta gráfica é que se percorra este mesmo sentimento por meio das tipografias, sem deixar de lado o lado sério que a instituição trás.
Até o final do ano de 2021, provavelmente estarei compartilhando mais um trabalho completo, este de 2022 e 2023. Espero que tenha gostado desta jornada, e para mais, clique nos trabalhos abaixo.
Estou também disponível para projetos em conjunto.
Estou também disponível para projetos em conjunto.
Vamos construir?